[GTER] Wi-Fi com Mikrotik

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Mon Jan 9 11:32:15 -02 2012

Olá a todos,

Temos um cliente que possui algumas soluções em Wi-Fi, inclusive "de
grife", com gerenciador centralizado, mas que está buscando alguma
alternativa mais barata como piloto.

Estamos estudando uma alternativa com o uso de equipamentos Mikrotik.
Pelo que vimos por aí, há algumas empresas no Brasil que vendem até o
kit completo, com gabinete, antenas, etc.

Pelo que andei pesquisando, minha ideia inicial seria ter um RB1100 (ou
semelhante) como gerenciador, e vários RB433AH como access points,
usando de 1 a 3 antenas cada.

Algumas dúvidas:

1) Eu consigo gerenciar a configuração de múltiplos RB433AH a partir de
um único RB1100?

2) Caso seja possível, é necessário ter uma VLAN específica para
comunicar o RB1100 com os RB433AH, ou eu posso ter todos ligados numa
VLAN junto com os pontos de acesso UTP e jogar o tráfego direto para o
roteador dessa VLAN? Considerando que a solução wi-fi seria toda level 2
(bridge).

3) Pela experiência de quem já usa solução semelhante, quantos usuários
eu deveria considerar como máximo por rádio access point?

Agradeço desde já.

--
MARLON DUTRA
Propus