[GTER] Problema com BGP com 2 operadoras

Welisson welisson at conectcor.com.br
Wed Jan 4 10:05:48 -02 2012

> [...]
>
> Anuncio o meu bloco /21 em ambas operadoras e em cada uma destas
> operadoras anuncio 2 blocos /23. Como são blocos mais específicos
> esperava, pelo que entendi, que todo tráfego dos IPs dos blocos /23
> anunciados na OperadoraA saísse e voltasse (up e dw) pela operadora A
> e todo tráfego dos blocos /23 anunciados na OperadoraB saíssem e
> voltassem (up e dw) pelo OperadoraB.
>
> As sessões estão fechadas com 2 roteadores distintos, ambos são RB1000
> da Mikrotik. Uso 2 roteadores pois os links estão em cidades
> distintas. Tenho uma sessão iBGP fechada entre os roteadores.
Isso é normal  do protocolo BGP, pois ele irá escolher a melhor rota
baseado em as-path, local-pref, med ou dentre outros fatores, e isso não
significa que será o melhor LINK, agora se quiser que seu clientes do
anuncio para OperadoraA saia pela mesma vai ter que fazer um roteamento
por origem, e a mesma coisa para a operadora B, eu particularmente
deixaria dinâmico conforme o protocolo já o faz.

> Porém hoje, executando um torch na interface que está ligada a
> OperadaA notei que há tráfego de entrada (da internet para o cliente)
> para alguns IPs de um bloco /23 anunciado na OperadoraB.
>
> Alguém poderia me auxiliar nisto? Saberia me dizer o motivo deste
> tráfego estar entrando pela OperadoraA e não pela OperadoraB? Segundo
> consulta feita no Looking Glass da Alog vi que o caminho preferencial
> até este IP deveria ser pela OperadoraB mesmo e não pela OperadoraA.
>
> Grato,
>
> Fabrício
Isso pode ocorrer sim, pois a OperadoraA pode estar filtrando prefixos
mais especifico de qualquer outro peering dela, e recebendo somente seu
bloco maior para em caso de pane entre vc e a mesma, ela teria como
chegar na sua rede por outro lugar, que pelo que disse é um /21, sendo
assim para os clientes dela ela só repassa o /21 e o /23 que você
anuncia diretamente para ela.

Att,

Welisson Tomé