[GTER] melhor solução para redundância

Alberto Freire albertofreire at yahoo.com.br
Sun Feb 19 12:38:35 -02 2012

Olá,

Tenho um BGP com a Intelig anunciando meu bloco IPv4(50Mb) e dois outros
links com OI e Embratel (75Mb e 18Mb, nessa ordem), mas esses dois
últimos sem BGP só IP's das operadoras (as operadoras estão me enrolando
para fechar sessões)...
Bem, devido o local onde pego Intelig não ser próximo ao meu backbone,
tive que instalar um outro roteador para o BGP, de lá envio link para
outras cidades e para o roteador que recebo OI e Embratel (um único
equipamento).

Mas agora tenho uma dúvida de qual seria a melhor solução para prover
redundância entre as operadoras (ou pelo menos para alguns clientes) já
que o BGP só funciona em uma das operadoras, sei que vou usar NAT, mas
como fazer para direcionar o tráfego do link com BGP para os que não tem
BGP (ou vice e versa)? Dá pra fazer isso com iBGP mesmo ou terei que
usar scripts pra isso?

O roteador OI/Embratel é linux (Quagga), o Intelig é Mikrotik por
enquanto, estou com agendamento de um UP de 50Mb para 150Mb, dai vou
instalar um servidor com linux nesse local!

Agradeço a ajuda,

--
Alberto Freire de Melo
Linux user #537668
msn: suportht at hotmail.com
skype: suportht
fones: (87)8838-3936 / 3873-2048 ramal 222