[GTER] Alocação de ips para clientes - melhores práticas

Itamar Reis Peixoto itamar at ispbrasil.com.br
Tue Feb 14 18:24:27 -02 2012

2012/2/14 David V. Hoffmann <davidvhoffmann at gmail.com>:
> Olá pessoal, recentemente conseguimos um novo bloco CIDR /20 junto ao
> registro.br e estamos repensando a forma de alocar ips fixos para nossos
> clientes.

que bom, :-) o nic tb agradece + dimdim entrando em caixa.

> Quando conseguimos o primeiro bloco, nós quebramos as classes de acordo com
> a necessidade de cada POP onde os clientes conectavam (PPPoE). Conforme
> algum cliente solicitava, reservamos um ip do pool de cada POP para esse
> cliente e restante ficava para entregar dinamicamente aos outros clientes
> do POP. Com o tempo percebemos que não foi uma boa opção, por isso agora
> com esse novo bloco gostaríamos de fazer da forma correta.

tem muita gente que utiliza assim, não quer dizer que esteja errado,
mas existem varios caminhos para chegar ao mesmo destino.

> [...]
> localidades atendidas e hoje temos links em 3 localidades. Separar 1 classe
> /24 para cada cidade é inviável, muito desperdício, já uma0 classe por local
> onde existe link com a operadora fica mais viável (embora a tendência seja
> concentrar os links em apenas uma localidade)
>
> Bom, estou atrás de informações de melhores práticas, existe alguma
> recomendação, algum case para comentar, como vocês estão fazendo. Se alguém
> quiser me mandar um RTFM, pode mandar com o link :). Procurei no Google mas
> não encontrei, talvez esteja procurando da forma errada.

distribuir ipv6 com certeza é mais facil, no ipv4 o recurso é escasso
e cada pessoa tem o seu modo de trabalhar.

eu nao gosto de pppoe, na minha opiniao consome muitos recursos.

mas se vc trabalha com pppoe, acho valido utilziar o /32 e rotear o
bloco para ele.

> --
> David V. Hoffmann
> davidvhoffmann at gmail.com