[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Aug 3 12:40:18 -03 2012

On Fri, 3 Aug 2012, Bruno Cabral wrote:

> Uma coisa que me ocorreu agora, se o detentor do dominio colocar no SPF
> algo como ipv4:0.0.0.0/0 -all, passaria no teste?

no teste com o endereço IPv6 não, porque ele só está permitindo todos os
IPv4s, mas a gente pode usar mais de um endereço absurdo como cobaia.

a propósito, até o momento capturei 62 domínios com spf +all ou esquema
equivalente, dos quais 39 terminam em .br. todos esses caras admitiram via
spf que o endereço multicast ff02::1 (IPv6 all nodes) era válido para
enviar email. ;) Acho que vou modificar o milter para passar a testar
alguma coisa em IPv4 também, que tal, 224.0.0.1 (IPv4 all nodes) seria uma
boa pedida?

-- Danton