[GTER] Link Aggregation

Paulo Raick paulo.raick at gmail.com
Sat Apr 28 13:04:21 -03 2012

Pessoal,

Tenho o seguinte cenário:

Roteador  ---> Enlace de Rádio ---> Roteador

O enlace de rádio é feito em frequência licenciada. Vamos agora fazer
uma ampliação desse enlace, instalando um novo par de ODU's + xpic. O
protocolo de agregação do fabricante do rádio faz o balanceamento de
tráfego em L2, baseado em MAC-ADDRESS. Como tenho roteador-roteador
nas pontas, não haveria distribuição do tráfego entre os enlaces.

Pensei, então, em configurar cada enlace (cada par de ODU's) como uma
VLAN independente (o rádio tem essa feature) e utilizar switch nas
pontas para fazer o LAG, ficando meu cenário desta forma:

Roteador ---> Switch  ---> Enlace de Rádio (2x VLANs)  ---> Switch ---> Roteador

Uma limitação que terei, nesse cenário, será que entre os rádios e
cada switch terei uma única conexão em fibra (conector SFP).

Portanto, gostaria de pedir aos colegas uma indicação de Switch que
faça LAG entre VLANs na mesma interface e balanceamento de tráfego via
hash baseado em L3+4.

Att,

Paulo Raick