[GTER] Comportamento estranho em BGP

Emerson Araujo araujoprog at gmail.com
Tue Sep 27 10:57:08 -03 2011

Bom dia pessoal, estou presenciando alguns problemas estranhos depois que
coloquei o ASN pra funcionar, ainda não está em produção somente testes, bom
o cenário é o seguinte:

                                                                          MK
5.7                                     MK 5.6
((( ROUTER OPERADORA )))   --------  ((( MEU ROUTER )))  | ------- (((
ROUTER INTERNO )))

|                  Ubuntu 10.04

| ------- ((( SERVIDOR )))

A operadora me passou um /30 para fechar a rede entre  meu router e o router
operadora, até ai tudo bem está fechando a sessão BGP e recebo as rotas
tranquilamente. Do meu prefixo adicionei um /24 na lan do meu router e desse
mesmo /24 coloquei um ip no router interno e outro no servidor. O problema é
que depois de um certo tempo de ociosidade tanto o router interno quanto o
servidor param de pingar e não consigo acesso de fora da rede, dai para
retornar ao normal entro no meu router e acesso via ssh o servidor e o
router interno e dai volta a acessar normalmente de fora da rede. Quando o
problema acontece de dentro da rede por exemplo do servidor eu consigo a
partir do servidor pingar o router interno e o meu router. Danto um tracert
de fora quando estou sem acesso a minha rede paro na wan do meu router, ou
seja o anuncio da rota está sendo feito. Alguem já viu algo parecido?

--
Emerson Araujo