[GTER] Soluções wifi para grandes publicos

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Sep 19 11:54:45 -03 2011

On 18-09-2011 20:58, Rafael Cresci wrote:
> Alguem conhece solucoes e principalmente custos para atingir
> cobertura wifi (não é 3G, é wifi 802.11b/g/n mesmo) em grandes
> eventos?

Depende do "grande"...

> O publico esperado é de 4 a 6 milhões, podendo chegar a10 milhões de
>  pessoas SIMULTANEAMENTE. Obviamente é um evento em "campo aberto"
> com alguns kilômetros de extensão.

Nesse caso, a solução chama-se "intervenção divina".  Campo aberto +
dezenas a centenas de milhares de usuários + IEEE 802.11* == inferno.

Vai precisar de uma verdadeira floresta de APs de muita baixa potência
para conseguir o reuso espacial e evitar exceder a quantidade de
usuários por canal*AP para entregar um serviço de qualidade aceitável.
Mesmo para uma qualidade sofrível ainda ia precisar de uma quantidade
nada razoável de APs.

Considerando as ERBs temporárias (se vai ter isso tudo de usuário de
802.11, vai ter no mínimo a mesma quantidade de usuários de 3G/4G, e
quase a totalidade do público com celular), o equipamento bloqueador de
celulares (ilegal, é claro) para o sistema de transmissão HDTV (também
ilegal) de certas emissoras de HDTV brasileiras que rouba espectro do
3G, e o EIRP resultante dessa <blip> toda, eu diria que é mais fácil
negociar com o outro lado e conseguir uma "intervenção demoníaca".

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.