[GTER] Porque Servidores Virtual ??

Anderson Anael an.anael at gmail.com
Wed Sep 7 11:42:45 -03 2011

Nosso amigo não pediu opniões...... e sim respostas.
Talvez eu não tenha uma exata para a situação do amigo, mas posso aqui
compartilhar minha experiencia em virtualização.

Deixo virtualizado toda a parte de testes internos (um laboratório de testes
quando se tem algum novo serviço ou atualização de software e até msmo
testes no nosso ERP, antes de colocar no servidor de produção) e antigos
ERP´s (são 2) que teve sua implantação frustrada onde mesmo assim alguns
colaboradores precisam de informações lá contidas..... e também por um outro
detalhe, vira e mexe alguem "lembra" desses ERP´s então é melhor deixar eles
lá rodando.
É fato, a vantagem de realizar Backup dessas máquinas virtuais, onde replico
as imagens para um outro servidor de backup que já tenho montado... em caso
de desastre posso instalar em qualquer máquina o e restaurar essas máquinas
virtuais que elas vão rodar facilmente.

Agora o principal, virtualizar a atual ERP ou até mesmo outro serviço que
roda na empresa para um datacenter, co-location, cloud ou que for baseado em
Internet, no meu caso é furada. Porque? aqui na cidade a infra-estrutura de
cabeamento (seja ela Telefonica, Net, Embratel...) é voltada para áreas
residenciais e as áreas industriais simplesmente são abandonadas por essas
empresas, restando empresas de rádio realizar esse serviço, mas esse nem
sempre confiável e é caro.
Com muito custo e briga judicial, conseguimos nossos 2mb da Embratel por
fibra passando pela rede da Net..... imagina conseguir um link de 10mb ou
100mb para satisfazer a vontade dos colaboradores que sempre deseja que esse
ERP seja rápido.

Aqui deixo meu registro...

Abraços a todos