[GTER] Porque Servidores Virtual ??

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Sep 6 09:38:33 -03 2011

Além do valor inicial baixo, hospedar num ambiente virtualizado tem
várias vantagens:
- expansão de memória, disco, CPU quase transparente, normalmente
precisa só de um reboot
- tolerância à falha de um único hardware, na falha do servidor, como
vários colegas já indicaram, basta subir a mesma máquina virtual em
outro, normalmente esse processo é automatizado
- se o datacenter resolver fazer uma manutenção programada em um
servidor físico, eles podem migrar as máquinas virtuais para outro
servidor de forma transparente, sem interrupção de serviço

Comparando com uma hospedagem de site normal:
- você instala seu servidor com os pacotes que quiser, personaliza da
forma que quiser, faz a segurança da forma que quiser

Estar num datacenter tem as vantagens que já disseram aqui também:
redundância de links, conexão mais barata, no-breaks, geradores, toda
uma infraestrutura que não é foco do seu negócio. Claro, só vale a pena
se os clientes estiverem distribuídos, se seus clientes estão todos
dentro do mesmo prédio, o custo de link pode inviabilizar.

Virtualização tem algumas vantagens em relação à uma co-location
(aluguel de um servidor ou de um rack dentro do datacenter), uma delas é
acesso ao console de boot, você pode conectar no servidor e verificar
todo processo de boot, e corrigir alguma coisa se necessário, com um
servidor físico você só teria acesso se o servidor tiver tecnologia
iDrac, ILO ou algo equivalente.

Hospedar nos EUA tem uma vantagem: preço de hardware e link lá são mais
baratos, mas uma grande desvantagem: latência alta

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898