[GTER] Novo participante no PTT-Metro de SP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Sep 3 20:39:29 -03 2011

Originalmente ela só publicava prefixos da Grande SP no PTT-Metro de
SP. Depois ela passou a publicar alguns prefixos de cidades do estado
de SP com que ela tem conexão direta, em geral da macro-metrópole de
SP (Campinas, São José dos Campos, Sorocaba). Eu não sei atualmente
como estão os prefixos, mas eu esperaria algo nessa linha (Grande SP e
cidades não muito distantes)

O AS da NET é um clássico AS disjunto em que as ilhas apesar de serem
do mesmo AS dependem de trânsito (tipicamente da Embratel) até para
trafegarem entre si.

Essa sensibilidade a trânsito/peering, de ter expectativa de que mesmo
o tráfego para outras localidades no país se dê pelo PTT mais próximo,
é consequência da disparidade entre o custo por Mbps entre peering e
trânsito nacional. Do ponto de vista de qualidade de tráfego não seria
muito diferente ir por uma VPN MPLS da NET ou pelo trânsito da
Embratel, mas a oligopolização do trânsito IP nacional mantém um gap
de $ grande entre essas duas possibilidades.

Rubens