[GTER] matrix nao ativa bgp aguem pode me ajudar

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 2 17:58:57 -03 2011

> Tenho um parceiro que tem espaço no datacenter da matrix e ele tem contrato
> com ela 3 megas dedicados.
>
> Ele tirou o ASN essa semana e pediu para a Matrix trocar BGP com ele, a
> MAtrix disse que comercialmente falando nao é interessante para eles
> ativarem BGP para meu parceiro, que só acima de 50 megas...Pois trocar BGP
> vai acarretar um custo alto para eles, pois demandara tempo de configuracao
> e disponibilizacao de recurso dos roteadores.

BGP tem custos iniciais em horas-homem, em equipamentos e custos
recorrentes... eles estão lá, é fato.

> Eu nunca vi isso na minha vida, quer dizer que se depender da matrix os
> clientes deles só serao ASN se caso contratarem 50 megas para justificar a
> troca BGP com eles? absurdo neh..

A forma que encontrei de equilibrar a questão quando trabalhei em
operadora foi estabelecer um custo de serviço de BGP. Era baixo (algo
próximo de um salário mínimo mensal) e fixo independente da
velocidade... se a área comercial entendesse que valia a pena não
cobrar (ex: num caso de 50 Mbps, por exemplo), isso entrava como
condição comercial. Um dos clientes tinha exatamente 3 Mbps de link, e
tinha BGP.

A forma que tenho notado em operadoras nacionais é bem mais
restritiva: fazer com que não hajam equipamentos apropriados nem
pessoal treinado para isso ao ponto de poder dizer, sem que isso seja
uma mentira direta, que não tem condições para tanto.

Já em operadoras internacionais, a forma mais comum é assumir que o
cliente terá BGP, e capacitar rede e pessoal para isso. Se o cliente
não tiver, não usa.

> Alguem saberia me ajudar com esse assuntou, tem algum lugar que diz que a
> operadora tem que trocar BGP obrigatoriamente com os clientes que sao ASN?

Não, pois IP é SVA. O que se pode alegar se você também for uma telco
é que essa atitude de não querer fazer BGP é uma atitude
anti-competitiva e portanto passível de recursos administrativos e
judiciais.

Rubens