[GTER] Serviços de interligação Matriz / Filial

Adriano Struck adrianos at tpa.com.br
Fri Sep 2 11:31:28 -03 2011

Bom dia a todos

Estou procurando aprimorar nossos serviços de interligação entre Matriz e Filiais. Estou com diversas ideias de implementação, desde um cenário roteado como cenários transparentes. Basicamente, os testes são em cima de Mikrotik RB1100 devido a sua flexibilidade, baixo custo e cli simples.

A dúvida é quanto a quantidade de pacotes por segundo que os equipamentos suportam. Por exemplo, em um circuito de 2 Mbps full, com pacotes de 64 bytes, gera em torno de 2 mil pps... já, se forem pacotes do tamanho máximo ethernet , fica em pouco mais de 150 pps, o que onera muito menos o processamento do roteador.

Nos circuitos que vocês contratam (Lan2LAN, MPLS, Vetor, e outros nomes bonitos que as operadoras dão para estes serviços) como funciona? A operadora entrega tudo roteado? Entrega as portas transparentes, cabendo ao cliente fazer o roteamento? Ou vocês espetam direto no switch da Matriz e da Filial e ligam tudo na mesma rede?

E sobre a quantidade de pacotes... vocês já chegaram alguma vez a testar a banda total do serviço contratado, usando pacotes de 64 bytes, para ver se o caminho aguenta o tranco?

É óbvio que garantir 100% a capacidade de pps, em um cenário roteado, de um circuito de 100 Mbps por exemplo, se tornará muito custoso... Mas e aí, o que seria um valor de pps bom para se garantir num circuito de 4 Mbps, 10 Mbps? Tenho que garantir a passagem dessa banda 100% com pacotes de 64?

Hoje temos alguns clientes direto com vlan e estes simplesmente espetaram nosso conversor em seus switches locais... não fizeram roteamento. Ou seja, meus switches aprendem todos os endereços mac dos hosts do cliente. Isso é um crime? Isso é ruim, além de onerar a minha tabela mac?

Gostaria, se for possível, de ter algumas opiniões do pessoal que já tem esses tipos de serviços, de que forma estão usando isto em suas redes e se já testaram alguma vez a banda passante desses link usando pacotes de 64 bytes.

grato,

Adriano Struck - TPA
www.tpa.com.br
(47) 3382-2684