[GTER] Distribuição de rotas recebidas pelo PTT-SPO

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Oct 7 15:30:56 -03 2011

On 06-10-2011 18:01, Fabiano Roberto Linhares wrote:

> Boa tarde a todos.
>
> Estava fazendo uns testes aqui e me deparei com a seguinte situação
> :
>
> Preciso distribuir as rotas que recebo da minha conexão com o PTT-SPO
> para um cliente ligado via BGP ao meu roteador. Esse cliente só quer
> receber essas rotas mais nenhuma outra.
>
> Como as rotas que recebo do PTT-SPO o ASN deles não aparece, nesse
> momento surgiu a duvida de como fazer o filtro já que recebo
> full-routing de outras duas operadoras e como falei acima o cliente
> só quer receber as rotas do PTT-SPO.

> [...]

O PTT não roteou os pacotes, por que o ASN deles seria introduzido nas
PATHs?  Um PTT não é um AS, é o limbo que existe ENTRE os diversos AS
que estão ligados no PTT.

Se o PTT fosse um AS, seria um provedor de trânsito e não um PTT.

Isso dito, é perfeitamente possível fazer a filtragem que você deseja
sim.  Depende só dos recursos do seu roteamento de borda, você vai
precisar marcar as rotas de alguma forma.  A funcionalidade padrão para
isso são as "communities" ou as "extended communities".

Marque, usando filtros/route-map de *entrada*, as rotas que *recebe* do
PTT e de cada provedor de trânsito com communities diferentes, para
identificar a origem de cada rota.

Isso feito, utilize filtros/route-map de *saída* para cada um dos seus
clientes, de forma a enviar apenas as rotas que o cliente quer receber.
Agora que as rotas tem marcas que identificam a origem, você pode
utilizar este critério para filtragem.

Note que seus clientes vão receber um *subconjunto* das rotas, que pode
ou não conter a totalidade das rotas que você aprendeu de alguma
determinada origem (o eBGP só vai propagar as rotas *ativas*).  Em
outras palavras, filtrando por communities você vai conseguir propagar
para o cliente a interseção dos conjuntos "rotas aprendidas via PTT
(filtradas via communities)" e "rotas ativas".

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.