[GTER] Mikrotik não verifica rota mais específica para prefixos que tenham rota default com routing mark

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Tue Nov 22 08:27:05 -02 2011

Pessoal,

    Consegui aqui, tive que adicionar umas regras no /ip route rule (add
dst-address=<rede da classe mais especifica> table=main), com isso se o
destino for a classe especificada no dst-address, o MK é forçado a fazer
o lookup na tabela que especifiquei. O ambiente é mais ou menos o
seguinte, vamos supor as seguintes rotas na tabela:

    /ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface=ether2 src-address=192.168.0.0/24
action=mark-routing new-routing-mark=NET1

    /ip route
    print
    dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.2.1 routing-mark=NET1
    dst-address=172.16.0.0/24 gateway=192.168.2.100

Se algum IP da rede 192.168.0.0/24 tentasse se comunicar com algum host
da classe 172.16.0.0/24, o Mikrotik encaminhava para o 192.168.2.1, não
verificava se existia uma rota na tabela. Depois que adicionei essas
regras abaixo funcionou:
/ip route rule
add dst-address=172.16.0.0/24 table=main

Essas regras são somente para exemplo, eu testei tanto com BGP tanto com
rotas estáticas.