[GTER] RES: Ajuda sobre o conceito de CDN

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Wed Nov 9 00:16:27 -02 2011

Eu acredito que um CDN vai mais alem do que a verificação do IP de origem
via DNS.
Existe um link no site da Micrsoft que tenta analisar o funcionamento do
Akamai que possivelmente foi pioneiro no conceito de CDN.
Veja o exemplo abaixo:
http://a388.g.akamaitech.net/7/388/21/fc35ed7f236388/cnn.com/images/hub2000/ad.info.gif

http://a1380.g.akamaitech.net/7/1380/175/03202000/www1.jcpenney.com/images/homepagev4/homepage/catalog.gif

http://a620.g.akamai.net/7/620/16/259fdbf4ed29de/www.computer.com/images/learn_more_off.gif

Ao contratar o serviço de CDN, voce irá publicar sua pagina e aplicações de
maneira simples e normal, como qualquer hosting faz.
sua pagina será www.suapagina.com.br e seu index.html terá referencias
internas as imagens e outros links de maneira direta.
O sistema de CDN irá replicar sua pagina para diversos servidores
espalhados geograficamente e alterar sua pagina para links e referencias
locais.
A requisição a www.suapagina.com.br será resolvida pelo servidor DNS
responsável pelo domínio e que no caso do CDN terá um algoritmo otimizado
para retornar o servidor com melhor performance até você.
CDN signifca ter um sistema completo de DNS, links, servidores e que seja
totalmente transparente para o cliente e o usuários.
Não será voce que terá que a cada atualização na sua pagina alterar as
dezenas ou milhares de referencias codificadas acima, mas simplesmente
a própria solução de CDN fará isso de maneira transparente e replicará por
toda a infra-estrutura.

Abaixo o link para voce entender como o Akamai funciona e com isso conhecer
melhor o CDN
http://research.microsoft.com/en-us/um/people/ratul/akamai.html