[GTER] Latência Nacional e Internacional - Questionamentos

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue May 24 12:26:36 -03 2011

On 24-05-2011 09:22, Aristóteles Dantas wrote:
> Aonde consigo algum documento que descreva a média de latência nacional ou
> internacional, e ainda como questionar uma latência impossível de se
> alcançar?

Latência impossível de se alcançar: aquela que é muito próxima ou
inferior ao tempo de propagação da luz para a distância estimada do enlace.

E lembre-se que a Terra não é plana, e que o cabo não segue um caminho
reto mapeado sobre a superfície curva da Terra, mas "serpenteia" e
desvia de obstáculos.  A distância do enlace vai ser sensivelmente maior
que uma linha reta entre os dois pontos.

Na prática, os equipamentos de rede ativos acrescentam latências de
vários milissegundos ao longo do caminho, e ainda tem o tempo de fila
caso algum enlace no meio do caminho esteja lotado.

Para que você tenha pelo menos um dado real "anedótico": da última vez
que medi via traceroute, os provedores de trânsito internacional dos
meus provedores de trânsito IPv4 levavam um pacote do Sudeste (não sei
se SP ou RJ) até Miami em uma média de 140ms, e um melhor caso de 110ms
(o pior caso chega a 350ms :p).  E ainda tem uns 30ms na rede deles.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.