[GTER] RES: RES: Roteador para 1 Gbps

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Thu Jun 2 12:47:43 -03 2011

> Olá Toledo,

> Porque a entrega do ponto de acesso é através de enlace
> ponto-multi-ponto (ethernet). Eu preciso ter uma interface para cada
> ponto de acesso na rede, então eu preciso de alguma coisa tunelando over
> ethernet, seja GRE, PPPoE, etc.

Se você tiver a gerência da rede MPLS pode-se utiliza-la como
ponto-multiponto e não multiponto-multiponto.
Senão, VLAN resolve tranquilamente, mas lembrando a necessidade de aplicar
políticas de trafego nos pontos remotos.

> Por quê? Eu não poderia concentrar em um Mikrotik como foi sugerido em
> outros e-mails neste thread?

Eu achei que você receberia em não ethernet, se é ethernet você pode iniciar
o projeto com mais elasticidade.

> O concentrador seguramente será duplicado. Mas infelizmente, eu não
> tenho orçamento para ter um roteador em cada rádio base.

Vc pode começar com duas RB1200 e vais crescendo a medida que entram novos
pontos remotos.