[GTER] RES: RES: RES: Obtenção de ASN

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Wed Jul 6 21:15:51 -03 2011

A coisa tem dois lados da moeda

Se a empresa tem alguém capacitado lá dentro, que pode gerenciar o AS,
por quê terceirizar o serviço? É até simples levantar as sessões BGP e
fazer a coisa funcionar. É um custo a menos que a empresa vai ter
pagando uma empresa terceirizada para gerenciar este serviço.
Agora, se o profissional não for capacitado, a empresa utiliza links
baratos para fazer sua comunicação com o mundo (adsl da vida),
concordo que a melhor alternativa é realmente contratar o link de uma
empresa que já possua redundância com um contrato de SLA, etc e ver a
quantidade de IPS.
Tudo isso tem que ser analisado, e é claro que a empresa não pode
deixar isso na mão do cara que está lá dentro. Tem gente que se
aproveita deste tipo de situação para fazer com que a empresa pague um
curso para o cara aprender isso e o cara acaba alavancando sua vida
profissional usando a empresa de escada. Já vi vários casos assim.