[GTER] Roteador

Rafael Cresci rafael at miaminoc.com
Mon Feb 28 23:38:37 -03 2011

>E no caso da Cisco há uma exceção que muitas vezes resolve o problema que são os bugs de segurança, na Juniper eu não sei como isso está atualmente. A comparação aqui é com Foundry/Brocade, que não fornece >correção de software mesmo para bug de segurança, algo que já me fez vetar qualquer aquisição desse fornecedor para aquela empresa (que não é meu atual empregador).

Engraçado, eu ia mencionar justamente a Brocade. Eles estão com uma plataforma decente nova (MLXe) a um custo de equipamento 0km bem mais acessível - base Miami - que os similares Cisco USADOS (nem falo de Juniper que é infinitamente mais caro, e nada de recertificação de equipamento usado), com facilidade de financiamento a juros zero, e um catatau de benefícios. Ainda não fechamos aqui com eles por causa de um feature que falta: VLAN Counters.

>Depois de muitos anos de iniciativa da Cisco no mercado, e alguns anos de iniciativa da Juniper, hoje a estrutura do mercado é mais complexa.
>As escolhas não são mais Cisco ou não Cisco, Juniper ou não Juniper; há muito mais características nos produtos do mercado (que não são apenas esses; Force 10 por exemplo é um que vale considerar também) para >influenciar uma escolha.

A Force10 é uma candidate muito forte e bem robusta. Ano passado tivemos problemas, não nós, mas um de nossos principais uplinks, por falhas de código no FTOS (primeiro foi um bug de pilha; o Segundo incidente foi um bug no protocol de failover entre management modules), mas foi resolvido extremamente rápido e direto pelo fabricante. Obviamente, pra lidar com eles, ingles é obrigatório e duvido que haja suporte decente no Brasil (tem representante?) que não tenha que estar com um engenheiro deles nos EUA na linha.

A "grande vantagem" do Cisco aqui em terras norte-americanas é que tem uma centena de empresas de revenda, recondicionamento, e um mercado de usados (peças e switches completes) bem grande (tanto mercado branco quanto cinza quanto negro - incluindo os off-lease que são vendidos baratíssimo no ebay), fazendo o Smartnet ser completamente desnecessário se você tem um professional com certificação cisco na folha de pagamento - até porque estas empresas de segunda-mão dão garantia de 5-10 anos ou mesmo lifetime no hardware, ou suporte gratis lifetime também, é "variado".
Já a Juniper cobra muito caro pela recertificação e suporte dos equipamentos, e a Force10 faz você comprar o software todo de novo para poder recertificar o seu hardware usado a não ser que você use a versão que veio de fabrica (ou a que veio instalada no equipamento) na maciota, visto que o licenciamento deles não permite transferir a propriedade do software, só do hardware.

[]s
Rafael Cresci