[GTER] [Novosrumos] Communiti em Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Feb 28 21:33:24 -03 2011

> [...]
> a rota mais especifica e que eu não quiser a entrada via GVT com communiti
> "no export"... achei interessante a dica e quando fui testar não consegui
> enviar a communiti via mikrotik...
> Recebi o seguinte e-mail da GVT:
>
> " Segue em anexo as communitys BGP que podem ser utilizadas:
>

> Bloqueia anuncio Internacional              AS:1
>
> Bloqueia anuncio Nacional                    AS:2
>
> Bloqueia anuncio Clientes GVT             AS:3
>
> Bloqueia anuncio Peering                     AS:4
>
> Bloqueia anuncio PTT                          AS:6
>

> Aonde, AS, deve ser o seu AS, exemplo: 262733:1"

Estranho ser o seu AS, em geral as communities são baseadas no da
operadora... isso é convenção e não regra, mas essa é a primeira vez
que veja uma operadora criando communities baseados no AS do cliente.

> Porem o mikrotik não está aceitando o meu AS (32 bits)... se colocar um
> numero menor passa no mikrotik, porem a gvt não filtra...

> É isso mesmo??? O mikrotik não publica communiti de 32 bits??? Qual a
> saida???

Essa limitação não é do Mikrotik. O que você precisa combinar com a
GVT é qual o número de 16 bits que você deve usar. Eu sugiro os 16
bits menos significativos do seu AS, que tendem a uma faixa que não
vai colidir, provavelmente, com nenhum outro cliente deles, pois o
parâmetro já é de 32 bits.

Rubens