[GTER] Roteador

Rafael M. Koike r.koike at terra.com.br
Tue Feb 22 17:40:14 -03 2011

Por isso se deve optar por placas de rede com suporte a DNA (Direct Network
Access) e NPU (Network Process Unit).
O trabalho de jogar os pacotes do buffer da placa de rede para a aplicação
(userland) tem que ser otimizado e na maioria das vezes seguem
implementações antigas que de design o que faz um super computador com 8
cores nao atingir nem perto de wirespeed.
Por isso o pessoal da ntop desenvolveu o PF_RING e o TNAPI. Eles fazem com
que os pacotes fiquem disponibilizado para varios processos simultaneamente
e paralelizam a disponibilização dos dados.
A principio para um roteador pode não ser grande vantagem mas quando voce
começar a aplicar filtros no roteador isso vai fazer uma boa diferença, já
que voce pode aplicar os filtros direto no kernel.
Mas para ser honesto ainda não vi ninguem usando esta implementação em
produção.
Se for partir para solução PC usando Linux me mande uma PVT, gostaria de
ajudar.