[GTER] RES: Roteador

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Tue Feb 22 13:34:31 -03 2011

> dilema: Juniper ou Cisco?

> redundante, etc. Em torno de 55 mil reais.

> GbE, enfim...

> Juniper é infinitamente superior.

> eu utilizaria um pc de 5.000 e investiria o resto da grana em outra coisa.

É altamente recomendável a analise de outros requisitos, tais como
redundância, failover, acesso fácil a mão de obra, etc. Ou como dizia meu
avô: "Quem tem um, não tem nenhum". É altamente recomendável que tenha-se
dois equipamentos em paralelo.

Um PC montado com uma receita de BGP funciona muito bem, é claro. Mas isso
normalmente é compreendido e bem cuidado pelo seu criador e mantenedor,
qualquer imprevisto no meio do caminho, alguém vai tem que descobrir o que
foi feito e porque foi feito daquela forma, ou seja, a dependência da mão de
obra, e do conhecimento de como e quais itens de software hardware foram
instalados e configurados é muito grande. O preço final é invisível.

Já algo pronto para isso, (aka Cisco, Juniper, etc), basta ter um
conhecimento médio de redes, serviços e protocolos, lutar um pouco com a
linha de comando e os fabricantes fornecem inúmeros how-to, e suporte pago
no caso de uma emergência. Mas se a fonte queimar por exemplo, não existe na
esquina para vender. Se o OS tiver bug, vai ter que esperar patch oficial do
fabricante, etc, etc. O preço final é visível.

As duas soluções são ótimas, tudo é questão de você planilhar suas
necessidades x facilidades x disposição de investimento.

Obs: Eu tenho as três plataformas aqui comigo.

Abs Toledo