[GTER] Teste Gigabit

Fernando Diniz Hammerli fhammerli at puc-rio.br
Sun Feb 20 21:55:01 -03 2011


Victor,

Em qualquer teste que você pretenda fazer, a primeira regra é eliminar todas as variáveis externas, principalmente aquelas sobre as quais não tenha perfeito conhecimento, controle ou sejam dispensáveis. 

A cópia de um arquivo envolve uma serie de itens absolutamente independentes do link que você quer testar. Fará diferença o tempo de acesso a disco, se a CPU está ocupada com outros processos, a memória RAM, e o protocolo em si que, no mínimo, vai inserir um overhead não mensurável num teste de cópia simples. Supondo que ele seja super eficiente (e o netbios não é) haveria apenas perda de precisão dos resultados. 

Você quer testar um link, ou seja, taxa máxima de transmissão de pacotes entre dois pontos. Pois bem, use uma ferramenta para tal. O IPerf funciona bem. Outra coisa, talvez o Windows não seja o melhor sistema para participar desse teste, seja qual for a ferramenta escolhida. Afinal, ele possui um overhead de CPU considerável - mesmo que não esteja rodando nada a GUI já carrega a CPU. O Linux ou Free/open/net BSD já são um melhor ponto de partida. Não é a toa que a melhor ferramenta para este tipo de teste é um equipamento especifico e dedicado - fluke e agilent têm modelos ótimos, mas que são (muito) caros.

Abs,
Fernando. 

Em 20/02/2011, às 18:24, "Victor Hugo a.k.a. _pUNx_" <punx.mail at gmail.com> escreveu:

> "Samba + Windows7 = catastrofe"
> 
> Já pesquisei e não achei nada falando quanto se perde com esse "conjunto".
> Alguém saberia dizer?
> 
> Com a experiência de vocês... qual seria o melhor método para testes
> de capacidade de link? iperf?
> 
> Obrigado,
> Victor Paiva
> 
> 
> 2011/2/19 Antonio Torres <antonio.torres at vsat.com.br>:
> 
>> OOPsss
>> 
>> 
>> "Linux FreeBSD" não existe... Linux é Linux, FreeBSD é FreeBSD... são duas plataformas completamente distintas....
>> 
>> (os roteadores Juniper são baseados em FreeBSD...)
>> 
>> 
>> 
>> Voltando para o tópico:
>> 
>> De uma maneira rápida, se quiser verificar se o problema é o MIKROTIK, experimente instalar o pfSense (baseado em FreeBSD); configure ele apenas como roteador (desabilitando NAT, Firewall, etc.)
>> 
>> Já tive resultados excelentes com o pfSense (acima de 650Mbps *sem* jumbo-frames e praticamente "wirespeed" com jumbo-frames) usando placas Broadcom.
>> 
>> 
>> É claro que essa velocidade era só "rotando pacotes"; se voce estiver usando qualquer outro software isso *vai* influenciar no resultado (Samba + Windows7 = catastrofe)
>> 
>> 
>> 
>> 
>> Abraços
>> 
>> 
>> Antonio Torres
>> 
>> 
>> 
>> 
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list