[GTER] Problema com roteamento BGP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Feb 17 14:21:14 -02 2011

On 16-02-2011 22:37, Samyr M. M. Bechelane wrote:
> A primeira duvida é a seguinte... está correto fazer isso, colocar a
> saída por um link e a entrada por outro? (em principio não vejo qual o
> problema)

Sim.  Aliás, BGP-TE é como pastorar um bando de gatos, então vai
_sempre_ acontecer de uma certa fração do tráfego vir pelo lado
"indesejado".

> A alteração nesse cenário inicial foi a contratação de um link GVT que
> chega em um local diferente de onde era meu gateway inicial. Instalei um
> outro roteador lá e fechei a sessão BGP com a GVT.
>
> Meu roteamento interno é feito via OSPF, até ai tudo bem...
>
> O problema agora foi o seguinte, as redes especificas que anuncio pela
> GVT estão apresentando uma lentidão terrível quando a saída é feita
> pelos outros links, porem, se eu rotear a saída dessas redes pelo link

Como é o enlace interno entre essas duas localidades?  Como está a
latência máxima de pacotes nesses caminhos?  Se os ACKs de uma sessão
TCP tomarem um atraso muito grande, vai acontecer a tal "lentidão terrível".

> GVT a entrada apresenta comportamento normal (de acordo com a
> performance contratada), é normal isso?

Tente manter o tráfego mais próximo ao enlace da GVT entrando e saindo
pelo enlace da GVT.  Dá para fazer isso no roteamento interno e no iBGP.

Claro, isso supõe que você conseguiu agregar o tráfego das redes
clientes próximas ao enlace da GVT em prefixos separados dos outros.

> Não estou vendo uma forma simples de definir qual rede sairá por qual
> link, principalmente por que meu /20 está todo fracionado dentro de
> minha rede. Alguma sugestão?

Sempre dá para fazer por source-routing, mas isso costuma ser um inferno
em todos os casos onde você tem algo mais complicado que umas poucas
rotas estáticas... a menos que você use Cisco ou o BIRD e saiba muito
bem o que faz.

Tente usar iBGP.  Use o OSPF só para os prefixos de infraestrutura,
ponha todas as redes de clientes e default gateways no iBGP, e aí dá
para fazer uma TE melhor dentro do seu AS para pastorar o tráfego para a
saída mais próxima na topologia.

Para a entrada, me parece que só usando o eBGP-TE de sempre e agrupando
os clientes topologicamente próximos nas mesmas super-redes (que serão
os prefixos usados para o TE).  Talvez você precise renumerar cliente.

Espero que alguém tenha uma ideia melhor...

PS: TE = traffic engineering.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.