[GTER] Problema com roteamento BGP

Samyr M. M. Bechelane samyr at netcetera.com.br
Wed Feb 16 22:37:53 -02 2011

Pessoal,

estou com algumas duvidas com relação ao roteamento do meu bloco IP e
gostaria da ajuda dos senhores, é o seguinte:

Inicialmente eu tinha link com 3 operadoras (CTBC, Teleon e WKVE),
todos eles chegando em um mesmo local, tinha seção BGP estabelecida
com os 3. Como meu maior link era o CTBC, eu fazia a saída de toda
minha rede por ele (CTBC era meu default gateway) e balanceava a
entrada entre os 3 links através dos anúncios BGP... anunciando mais
prefixos específicos no link maior.

A primeira duvida é a seguinte... está correto fazer isso, colocar a
saída por um link e a entrada por outro? (em principio não vejo qual o
problema)

A alteração nesse cenário inicial foi a contratação de um link GVT que
chega em um local diferente de onde era meu gateway inicial. Instalei
um outro roteador lá e fechei a sessão BGP com a GVT.

Meu roteamento interno é feito via OSPF, até ai tudo bem...

O problema agora foi o seguinte, as redes especificas que anuncio pela
GVT estão apresentando uma lentidão terrível quando a saída é feita
pelos outros links, porem, se eu rotear a saída dessas redes pelo link
GVT  a entrada apresenta comportamento normal (de acordo com a
performance contratada), é normal isso?

Não estou vendo uma forma simples de definir qual rede sairá por qual
link, principalmente por que meu /20 está todo fracionado dentro de
minha rede. Alguma sugestão?

Não sei se ficou claro meu problema, fiz um esboço da estrutura e
coloquei no Google docs, no seguinte link
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9uWIRD9_MHpNTFiNmU4ZjMtODQ1Yi00NzQ3LTg5ZjUtMTNlNzIwZjgxZTg1&hl=en&authkey=CIm21MYO

Agradeço antecipadamente a ajuda,

Samyr M. M. Bechelane
Netcetera Telecomunicações Ltda