[GTER] RES: RES: BGP - como trabalhar anuncios p/ ASN com quem eu não faço peering?

Juliano Primavesi | KingHost juliano at kinghost.com.br
Fri Feb 11 15:47:48 -02 2011

Eduardo,

A Intelig tem essa politica em communities. Por exemplo, posso escolher que ela nao divulgue meus prefixos para determinada operadora que faz peer com ela.

Pelo que entendi, voce pretende o mesmo com a Alog.

O que o Pina falou bate exatamente com isso.

Digamos que a politica de roteamento da Alog seja de manter o link em até 70% com 4 operadoras distintas, de modo que se uma cair, as demais absorvam facilmente este trafego. Se voce deliberadamente faz um anuncio com community para que os teus prefixos sejam anunciados apenas para uma operadora determinada, poderia saturar este link da Alog dependendo do teu consumo de banda.

Já uma operadora de telecom, por ter mais link sobrando (exceto a CTBC, conforme amplamente divulgado anteriormente nesta lista), não seria tão afetada pela tua preferência absoluta por uma ou outra saída de peer.

De qualquer modo, gostaria de te alertar que prepend funciona apenas com carriers gigantes, que não possuem local-preference configurado. Se tu quer direcionar tráfego de entrada para o teu ASN, utiliza prefixos mais específicos e para saída, local-preference. O local-preference mata qualquer prepend.

Juliano