[GTER] Switches Force10

Rafael Cresci rafael at miaminoc.com
Sun Feb 6 22:02:18 -02 2011

Alexandre,

Nos EUA eu uso a série S da F10 como switch topo-de-rack. Um excelente custo-benefício. Nos canais convencionais, você pode comprar ele com o FTOS (é o SO do switch, baseado em BSD, com full layer 3 e BGP - 4k rotas IPv4 e 2.5k rotas IPv6) e o suporte te ajuda a debugar tudo. Nos canais secundários (leia-se ebay e revendedores de equipamento usado) obviamente não tem contrato de suporte e nem recertificação, e geralmente vêm com o SFTOS (versão web do SO deles, com layer 3 básico opcional). Para quem comprou oficial, o site deles fornece farta documentação e updates de código; e ainda tem uma lista de discussão bem ativa.
A sintaxe é meio-IOS meio-Juniper, fácil de aprender. É expansível a 10Gbps, empilhável (a 96Gbps por switch) a 5 switches, e o backplane dos bichinhos é parrudo, eu tenho aqui um S50 primeira-geração e as especificações dele _começam_ em 144Gbps e 95Mpps line-rate para o modelo de 25 portas, e vão apenas aumentando conforme o numero de portas e a idade do modelo.
Em relação ao Chassis, o exterior dele é bem mais parrudo que os Cisco 3550/3750, mas ao mesmo tempo as portas Ethernet parecem ser mais sensíveis (não que você vá ficar puxando e arrancando os cabos sem ir lá e desclicar a o conector do RJ45), e os invólucros das portas SFP parecem amassar com maior facilidade (nada que um alicate de bico não resolva).

Já as linhas mais parruda deles (série E) aguentam terabits de tráfego, porém no ano passado sofreram um baque com uns vazamentos de pilha e falhas no código de redundâncias que indiretamente me deixaram fora do ar (um dos meus carriers utiliza eles como principal fornecedor layer 3). Se for comprar estes modelos mais caros, sugiro não dispensar as supervisoras e SFMs redundantes e nem o contrato de suporte. O FTOS destes é exatamente o mesmo do FTOS da série acima, o que reduz a curva de aprendizagem.

Não sei como é o comportamento deles no Brasil.

[]s
Rafael