[GTER] RES: [280-16739C2A-0400] Re: Telefônica Fibra

Rober Hoelscher rober at tcheturbo.com.br
Thu Dec 8 18:04:02 -02 2011

Fiz uma pergunta semelhante em um curso de GEPON na sede da Furukawa
em curitiba:

Levando-se em conta que o upstream é via TDMA em 1310mm se eu trocar
a ONU por um conversor de mídia normal que tenha TX em 1310 o que
aconteceria na rede PON ?

Não houve uma resposta concreta.

Ainda não fiz esse tipo de testes, mas com certeza o resultado não
deve ser positivo. Podemos fazer uma analogia com um cabo de par
trançado em curto, não ?

Teríamos um problema de camada 1, que não poderia ser resolvido com
protocolos superiores (vlans, túneis etc...), pois o conversor de
mídia iluminaria a fibra sem respeitar o TDMA sem necessidade alguma
de "registrar-se" ou "autenticar-se" na OLT.

Quando me preocupei com isso me chamaram de paranóico. Pelo visto
não sou o único.

Att.
-
Rober Hoelscher [1]

Em Quinta, 08/12/2011 no 15:12 Rubens Kuhl escreveu:

2011/12/8 Cleber @ Inetweb :
> Não entendo muito de fibra, mas quem te falou isso passou
informação errada. Só falta voltarmos ao passado onde falavam que
ao ligar uma bateria na linha telefônica queimaria o modem do outro
usuário do outro lado da linha :)

No caso de redes PON é possível sim um assinante "travar" os
outros.
Basta ele colocar um emissor sempre ligado ao invés de observar a
sinalização que diz quando ele poderia falar. Algo como estacionar
um
caminhão num cruzamento.

Rubens