[GTER] Avaliação de Custo/Benefinicio - Conexão PTT-RJ.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 30 02:26:56 -03 2010

2010/9/30 IPTelligent SysOp <sysop at iptelligent.com>:
> Quanto aos IPs, vc pode ter um /24 de uma das operadoras e anuncia-lo para
> ambas (ele não fica “preso” a quem te fez o assignment) via BGP.

Não, não pode. Isso dependeria de concordância da operadora em
anunciar um "hole" de seu CIDR; não conheço operadora que aceite, e
nem acho mesmo que deveriam aceitar.

> [...]
> na minha ignorancia, comprar trafego com outras operadoras que estão
> localisadas no Teleporto-RJ e não ter encargos com lastmiles, contudo sempre
> serei dependente dessa fibra, colocar uma fibra no Teleporto-RJ e uma no
> PTT-RJ ok, seria ótimo, contudo creio que o custo de momento não seria
> justificavel, possuo apenas 70Mbps de trafego atual e praticamente sendo
> eyeball, ok duas operadoras já me faria a necessidade de ASN, contudo não
> sei se a NIC.BR  aprovaria tendo como lastmiles apenas uma unica fibra, e
> uma justificação de IPs muito abaixo do que é solicitado, para um /22.

Sem ASN você não pode se conectar ao PTT-Metro. Os requisitos para
CIDR estão menores, mas se ainda sim você não se enquadra. não é uma
opção por enquanto.

Não consta que seja parte do critério quer do fornecimento de IPs ou
da conexão ao PTT que você use last-miles diferentes; é uma decisão de
engenharia questionável mas que é sua para fazê-la.

Rubens