[GTER] RES: Data para Bloqueio da porta 25

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 7 15:13:23 -02 2010

On Thu, 7 Jan 2010, Fabio Catunda wrote:

> Atualmente os programas MTA já sabem diferir entre client->server e
> server->server, porém, é muito simples de enganar o MTA. Não acho que diferir
> a porta vá resolver a questão.

sabem? como? sabem coisa nenhuma e nem tem por que saber. a única
distinção é o protocolo e a porta.

Cliente: porta 587, protocolo de submissão, autenticado.
Outro MTA: porta 25, protocolo de transporte, sem autenticação.

simples assim.

> Outro ponto que acho que deve ser considerado é a liberdade do usuário, eu
> desisti do Virtua no primeiro dia de uso pelo fato deles bloquearem a porta
> 53/udp, não acho válido esse tipo de bloqueio, se eu quero usar a Internet
> para estudos e testes eu acredito ter este direito, não estou ferindo
> ninguém. Se pessoas fazem mal uso da liberdade que lhes é dada, esses que
> paguem por seus erros.

você só tem liberdade de usar a porta 25 para transportar (eu disse
transportar, não enviar) email. qualquer outro uso é incorreto e vai
atrapalhar outras pessoas. a liberdade de um termina onde começa a do
outro. eu prefiro que você perca sua liberdade de mandar spam do que eu
perca a minha de não recebê-lo. e você não pode ser livre com recursos que
não são seus. Os endereços IP de um provedor de cabo, dial-up, adsl, etc.
são do provedor, não seus, e o provedor tem a liberdade de impor a
política que for mais adequada para o bem estar de seus usuários e da
comunidade em geral.

depois, se você quer mesmo ser livre neste aspecto, compra um número de
sistema autônomo, um bloco de IPs e acesso direto das operadoras. aí nada
estará bloqueado e você será completamente livre para fazer o que quiser e
entrar em quantas listas negras formos capazes de inscrever seu bloco.