[GTER] RES: Navegação através de proxy transparente ficando lenta até parar...

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Tue Jan 5 10:11:39 -02 2010

2010/1/3 Joao Victor da Costa <victorockeiro at gmail.com>:
> No geral, cache grande em disco acaba trazendo mais dor de cabeça do
> que solução na "aceleração".

tenho servidores com alguns TB's de cache (Squid) e não tenho
problemas (você tem que saber como configurar quando há muitos
objetos).

Outra coisa, citaram hit ratios altos, mas o que conta é byte ratio,
ou seja, pode ocorrer (e ocorre com frequencia) ter o objeto em cache,
mas ele representa pouco em relação ao volume. Tenho caches (aqui
depende também do perfil dos usuários) com hit acima de 60% (e se
aceitar objetos menores que 1k, mais ainda), mas byte ratio por volta
de 25/35% (e sem violar padrões), esse é o que conta, ou seja, a banda
que efetivamente é "economizada/acelerada".

Citaram também o Lusca e a questão C x C++ (acho isso bobagem/briga de
torcida, visto que se a economia é processamento --o que foi citado--,
quando eu usava 2.6 era mais alto que hoje), sempre usei o Squid,
levei algum tempo p/ portar p/ a série 3.x, mas não me arrependo.
Funciona muito bem. Uma vantagem do Squid em relação ao Lusca é a
comunidade envolvida e os desenvolvedores ativos, outra é o fato do
desenvolvimento efetivo se dar no Squid, o Lusca "porta" as soluções
desenvolvidas. Aliás, de alguns meses p/ cá tenho "migrado" vários
servidores com Lusca p/ Squid por questões de estabilidade.

--
Herbert