[GTER] ADSL e DSLAM.

watson watson at redelagos.com.br
Fri Feb 19 10:35:05 -02 2010

Bom dia senhores.

Esta é minha primeira mensagem na lista e espero que possa contribuir de
alguma forma.

Tenho alguma experiência com ADSL e gostaria de estreitar esta conversa
com você Jeferson se tiver interesse.

A princípio é uma tecnologia muito interessante e estável, mas tem seus
custos um tanto quanto elevados, principalmente no que tange a rede
externa. O custo dos cabos subiu absurdamente desde que o Brasil passou
a fornecer praticamente todo nosso cobre para a China. Quando começamos,
um rolo de 400 metros de FE-80 custava R$ 25,00. Atualmente este cabo
não é mais fabricado e o cabo que o susbstituiu não tem boa qualidade
para dados, sendo assim, optamos pelo cabo FEB-D-65, que é cobre puro,
mas o custo é de aproximadamente R$ 200,00 por 400 metros.

Quanto a sugestão de equipamentos, eu conheço apenas o D-Link DAS-3324,
que tem se comportado bem até aqui. Este UTStarcom eu tentei achar no
mercado, mas sem sucesso e pelo que vi, na época,  não era homologado
pela ANATEL.

Os DSLAN normalmente já vêm configurados com VLan, de forma a impedir o
tráfego entre clientes. No caso do D-Link os recursos são muitos e
confesso que não utilizo nem 1% dos recursos e muito menos sei
interpretar todos os dados fornecidos, pois a documentação disponível é
pobre. A interface é via console. Havia uma promessa tempos atrá de uma
interface mais amigável, mas não sei se levaram à frente, mas não tem
feito falta.

Quanto as questões de PPPoE. Você pode implementar deste jeito mesmo.
Escolha o SO que mais tem intimidade, seja FreeBSD, ou GNU/Linux,
instale o FreeRadius + MySQL.

O ROS (Router OS), que é desenvolvido pela Mikrotik, é ideal para a
tarefa como servidor PPPoE pois lhe dá uma interface muito amigável e
cheia de informações que lhe ajudam na análise e solução de problemas.
Você pode instalar o ROS em uma máquina PC, ou usar uma das RBs
disponíveis, mas se tua preocupação já está voltada pra escalabilidade,
eu sugiro um PC de boa qualidade, mas não precisa ser uma máquina muito
parruda. Alguns fatores vão decidir isso, mas geralmente é preferível
errar por excesso. :)

O controle de banda é todo feito pelo próprio ROS, mas é recomendável
limitar as velocidades no DSLAN por questão de estabilidade e segurança
do sistema.

Bom ... é isso. Devo ter esquecido alguns detalhes, mas a gente vai se
falando e eu vou tentando lhe passar o máximo que souber sobre o
assunto.

[]s

M.Watson