[GTER] Melhor maneira de mensurar throughput em uma rede WAN

Diego Eduardo dieduardos at gmail.com
Wed Sep 2 17:03:51 -03 2009

Boa tarde Senhores,

Eu estou precisando validar uma instalação de um link de rádio
(Minilink Ericsson -
Última milha) e preciso de uma ferramenta que gere um tráfego e
calcule o total de
banda disponível nesse link.

Eu estou usando o "iperf", pois tenho acesso em ambas as pontas (Minha unidade
e o DC) para isso. Mesmo usando o iperf com várias conexões (10 conexões)    o
máximo que consegui foi uma vazão média de 22Mbps, enquanto deveria ser 32Mbps
(o que realmente foi contratado).

Agora a operadora alega que nós estamos validando o link de forma errada e, que
usando um software chamado "Tfgen" conseguiram gerar tráfego o suficiente para
preencher a banda de 32Mbps.

Minha pergunta é...existe algum padrão (ou uma melhor maneira) para se mensurar
a velocidade de um link wan?

Obrigado.