[GTER] AS com quaggua BGP4 redundancia entre ISP

Lend lend.sp at gmail.com
Fri Oct 23 14:07:32 -02 2009

Olá Lista,
Estou com um projeto aqui gostaria de tirar umas duvidas, pegar opnioes,
etc...

A empresa tem aqui 2 links de internet ( provedorA e provedorB ) cada um nos
alocou um bloco /24,
Alem disso possui uma filial no rio de janeiro com 1 Bloco /24

Como trabalhamos com webservers, fizemos de tudo por aqui para sempre
mante-los online.
(gerador, cluster, etc...)

Porem o problema sempre continuava quando um provedor caia, tinhamos
que contingênciar tudo pelo DNS
Isso levava tempo...

-----
Então surgiu a idéia de ter um AS aqui, e para isso configurar uma maquina
com o quagga para ser o roteador.

-----
Logo após conseguir me veio o primeiro susto, estudar a rfc 1786 para entrar
com as configuraçoes no site do registro...

Agora que estou mais confiante dessas configurações que a principio vão ser:

as_out: to ASPROVEDOR1 announce MEUAS
as_out: to ASPROVEDOR2 announce MEUAS

as_in: from PROVEDOR1 50 accept PROVEDOR1
as_in: from PROVEDOR2 50 accept PROVEDOR2
as_in: from PROVEDOR1 100 accept not PROVEDOR2
as_in: from PROVEDOR2 100 accept not PROVEDOR1
as_in: from PROVEDOR1 110 accept any
as_in: from PROVEDOR2 120 accept any

** Estarei conversando sobre essas configurações com os provedores antes.

----
Agora minhas duvidas,
Pelo BGP4 eu vou determinar por qual provedor sair, e redundância disso
certo?

Alem dessa opção achei um cisco1800 aqui o que seria melhor fazer com o
quagga ou com o cisco?

Alguem aqui tem uma situação parecida e poderia me passar um exemplo de
configuração do quagga?

Outra coisa, gostaria de saber se o forum tem ferramentas de busca, assim eu
pertubo menos :)