[GTER] RES: NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Fri Nov 27 09:13:52 -02 2009

Seguindo a analogia da rua escura, se pudermos conscientizar o máximo de
pessoas a não andar por ruas escuras, teremos redução no número de crimes.

Da mesma forma, se pudermos deixar o mínimo de informações disponível,
podemos evitar alguns incidentes.

Não questiono divulgar CNPJ, já que é um dado relativamente simples de
se obter (se você ligar numa empresa e inventar um motivo qualquer, a
maioria dos funcionários fornece o CNPJ, se consultar no site do
Ministério da Saúde, vai encontrar o CNPJ de qualquer hospital ou
clínica, se consultar documentos de licitação, vai encontrar o CNPJ dos
participantes).

Na vida real, é muito mais difícil abrir crédito com o CNPJ do que com o
CPF, para alterar dados da linha telefônica, comprar um Sem Parar, abrir
conta no posto de gasolina, registrar um celular pré-pago, com o CNPJ
tem que apresentar contrato social e um monte de outros documentos, tem
lugar que nem aceita cheque de empresa, já com o CPF basta informar o
número, na maioria dos lugares nem é conferido com o documento.

Estamos falando de proteger o cidadão comum, leigo, que nem sempre terá
recursos para se defender, nesse ponto é importante o princípio da
mínima exposição da informação, no caso, do CPF.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 11-4062-9218
fernando at bluesolutions.com.br