[GTER] Whois do registro.br (era NIC.br alerta sobre falsos boletos de cobrança.)

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Nov 25 14:31:36 -02 2009

Não acredito que eles peguem dados RECENTES usando whois, acredito que
estes dados devem ser antigos ou algum vazamento interno (do próprio
registro ou algum provedor). Digo isso pois  uso o whois  para
verificar os responsáveis por endereços IPs e com poucas consultas
(tanto no web quanto servidor whois) ele me bloqueia e tenho que
trocar de IP.

O registro.br mistura duas coisas distintas em único servidor
(domínios e IPs/ASNs) e quem tem que pagar o pato é quem depende
destes serviços. Uso whois principalmente para analisar questões de
performance em relação a IPs, não tenho o menor interesse em consultar
domínios, saber CNPJ, telefone, ou endereço exato, mas preciso das
informações de cidade e estado para saber se os problemas na
comunicação com determinado IP são causados pela distância, regiões
tradicionalmente saturadas, bloco alocado para provedor saturado (de
cidade pequena) ou link via satélite (cidade no meio da Amazônia).

Além disso CAPTCHA torna tudo ainda mais moroso. Trabalho remotamente
por linha de comando, onde não dá para abrir navegador visual, então
ao invés usar uma simples consulta de texto tenho que abrir um browser
na minha máquina, copiar, colar, adicionar um pouco mais de estresse
na minha vida respondendo mais uma vez um captcha, para então obter o
resultado, até poucas consultas mais tarde, quando o registro me
bloqueia e tenho que trocar de IP, só que não posso trocar o IP da
minha própria máquina senão perco minhas conexões remotas, daí
configuro uma outra vpn para usar no browser. Enquanto eu poderia usar
uma ferramenta automatizada que temos para analisar performance (e já
faz o whois) tenho que ficar brincando de captcha pois o registro.br
não respeita RFC.