[GTER] PPPoE centralizado ou não?

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Tue May 19 12:57:24 -03 2009

Atualmente tenho uma rede totalmente centralizada. Estava pensando
seriamente em deixá-la distribuída, como a sua rede.

Existem ganhos e perdas no trabalho centralizado.

Ganhos:
Apenas 1 ponto de falha (ou mais se tiver mais de um concentrador
fazendo balanceamento)
A administração é mais simples

Perdas:
Não da para fazer QoS na rede wireless, pois os pacotes são encapsulados
O controle de banda fica no datacenter e não nas pontas. Isso pode
prejudicar muito um cliente e prejudicar muito a rede. Se um cliente
resolver forçar um upload frenético só será barrado no concentrador,
ocupando banda de todo o percurso da rede wireless.

Com certeza existem outros ganhos e outras perdas, mas as que me vem
na memória agora são estas, sendo que estas 'perdas' estão me fazendo
pensar seriamente em distribuir. Se não fosse tão complicado fazer
estas mudanças (treinar suporte, preparar ferramentas de análise e
tudo mais) já tinha feito a tempos.

Espero ter ajudado um pouco.

Carlos Eduardo Tavares Terra
GNU/Linux #413291 [http://counter.li.org]