[GTER] RES: IDS ou IPS em provedor de acesso

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Mar 25 09:16:42 -03 2009

Observem que há provedores ADSL que vendem "firewall" por uns reais a mais
por mês.. o que eles fazem é fechar portas bem conhecidas e monitorar
ataques típicos como DoS, flood e por aí vai.
De um ponto de vista isto não quebra a privacidade do usuário, não estão
desmontando o pacote e lendo o conteúdo, apenas bloqueando conexões típicas
de ataques..

Acredito que se o cliente compra o serviço, pode ser colocado no contrato
algo do tipo. Também acredito que monitorar conexões de usuário seria  um
IPS bloqueando ataques comuns ao apache/iis, que aí sim quebraria a
privacidade da conexão. Mas até onde vi os serviços vendidos em larga escala
para usuários residenciais não chegam a esta sofisticação, até porque o
custo proibiria.

O que me preocupa é a escalabilidade disto. Para quanto tráfego você
pretende fazer? Qual a média de PPS? Qual solução pretende adotar? Algo
gratuito como nagios ou soluções comerciais como checkpoint, PIX?