[GTER] Dúvida sobre PING e "Type-of-Service".

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Wed Mar 4 20:50:50 -03 2009

Oi Marlon,

Entendo que o que você deseja verificar não é simplesmente a conectividade
entre um ponto A e um ponto B, mas sim a adequação do serviço prestado aos
requisitos da aplicação mencionada, que no caso é a video conferência.

Para avaliações como esta, a sua primeira preocupação seria ter listados
quais são os requisitos do provedor da solução de vídeo conferência para que
ela funcione dentro das garantias de operação do fabricante ou integrador do
sistema.

É esperado que você tenha algumas informações como (exemplificando):

1. Banda exigida por fluxo de sinalização, áudio e vídeo;
2. Latência máxima suportada;
3. Variação máxima de latência tolerada (jitter);
4. Taxa de perda de pacotes tolerada (ex.: 0.1%)

Normalmente, esses valores serão tão mais estringentes quanto maiores sejam
as exigências de qualidade do serviço de vídeo conferência.

Com estas informações, sugiro que você faça uso de um gerador/analisador de
tráfego profissional, para análises mais confiáveis, ou, na falta de
orçamento para isso, utilize um software como o iperf / jperf (GUI), que
permite a geração e análise de tráfego, sendo possível medir, senão
todos, pelo menos a maior parte dos parâmetros enumerados acima.

Abraço, Gustavo Albuquerque