[GTER] excesso de /24's e blocos menores anunciados

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Sun Jun 14 14:45:10 -03 2009

Juliano,

2009/6/14 Juliano Primavesi - Cyberweb Networks <juliano at cyberweb.com.br>

> De fato, cabe a cada um aceitar ou filtrar determinados tamanhos de
> anuncios... desde que com um default-route na retaguarda.

Não penso assim não. Quem tem Full Routing é pra usar como Full Routing.
Default route nos tira, ou pelo menos atrapalha, algumas coisas como reverse
path check em alguns equipamentos. Alguns usam default route para null, o
que parece coerente, não acha?

Caímos no que é, a meu ver, uma terra sem lei. A Internet.

Recomendações, especificações e toda a documentação disponível parece não
ser suficiente para termos serviços padronizados.

Estou falando que recebi essas redes privadas de uma das maiores operadoras
do país. Isso deveria valer alguma punição. Mas quem regulamenta? Tivemos
casos recentes de comprometimentos graves da Internet porque um mané
configurou prepends de mais, todos devem lembrar. Como isso não tem jeito
vamos falar dos /24.

Se fosse regra e essa regra fosse cumprida, poderíamos assumir que aceitando
/20 teríamos rota para todos os destinos, mesmo que com alguns possíveis
pequenos problemas. Isso permitiria que quem não gosta, não quer ou tem
problemas de fato em receber tantos prefixos pudesse rejeita-los sem
comprometimento. Ou indo mais além poderia ser solicitado a operadora que
filtrassem esses anúncios para clientes com equipamentos mais modestos.

No entanto já vi redes de enlaces usadas por operadoras que não são
anunciadas. Como que tenho um IP público e o mundo não me pinga??????

Conta rápida:
Tenho 284000
Somando de /21 a /24 tenho 221000
Sobrariam 63000 prefixos >= /20

Sou a favor da regulamentação e organização dessa bagunça. Pelo menos desse
assunto da discussão corrente, das communities, dos DNS e do EMAIL.

--
Atenciosamente.
Eduardo Andrez de Oliveira.