[GTER] Dividindo DNS Reverso

Carlos Eduardo Langoni ce.langoni at gmail.com
Wed Jul 29 14:24:59 -03 2009

Prezados,

Estou tentando realizar uma operação que deveria ser simples mas não
está funcionando corretamente.
Temos dois blocos IP /20 que são distribuídos entre nossos
equipamentos e clientes.
Geralmente o controle do DNS reverso é nossa responsabilidade, mas um
cliente está solicitando controle sobre o reverso do bloco que está
atribuido a ele.

eu tenho uma zona reversa para 137.X.200.in-addr.arpa e nesta zona
tenho os IPs de 1 a 254, uma parte deste bloco (de 200 a 207 ou seja
um /29) será atribuído a um cliente que desejar manter o DNS reverso
do bloco nos servidore de DNS que ele possui internamente.

Como ficaria a configuração desta zona no bind9? eu imaginei alguma
coisa do tipo
200-207   IN    NS    ns-1.cliente.com.br.

E no DNS do cliente ele criaria a zona
200-207.137.X.200.in-addr.arpa., mas não funcionou nos testes que
realizei um com bind9 q instalei para este teste.

Qual é a configuração correta para estes casos?

Obrigado a todos!