[GTER] usuário do 3G da Claro

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Jan 26 08:57:35 -02 2009

Alo JArruda,

On Sun, Jan 25, 2009 at 07:30:35PM -0500, Julio Arruda wrote:
[...]
> Sendo chato (como o durval sabe que sou), nao e' a janela oferecida que
> diminui, mas o uso da mesma.

Alem de chato, voce esta' exatamente correto :-)

> Implementacoes diferentes de TCP tem performance bem diferente.

Sem duvida. Ha' alguns anos foi publicado um estudo do comportamento
das diversas implementacoes de TCP (`a epoca... a mais recente era a
TCP Reno, se nao me engano) frente `a perda de pacotes, e as diferencas
entre uma implementacao e a outra eram ENORMES: as implementacoes mais
antigas REALMENTE nao tratavam bem perda de pacotes.

> A titulo de curiosidade..
>
> Vimos a pouco tempo, umas interacoes interessantes de 3G com mitigacoes
> de ataques, e os loucos de Ann Arbor fizeram umas features para tratar
> estes casos em clientes nossos.
> Presumo que outros 'homens do meio', como server load balancers,
> firewalls (?), compressores/aceleradores de WAN, tenham 'a heck of a
> time' tratando enlaces via 'hops' 3G :-)

Provavelmente a maioria nao trata... e ai' quem tem 'a heck of a time'
sao os pobres coitados dos usuarios. Nao por "falha" dos MiMs, mas
porque as redes 3G estao (sao?) uma porcaria mesmo.

> Surreal como pode parecer, varias 'alteracoes' faziam diferencas no
> goodput :-), inclusive com a colaboracao de provedores 3G, fizemos
> testes com parametros diferentes e etc (timeslots, 'garantia de banda' e
> coisas que os de 3G sabem melhor que eu), exatamente isolando os
> triggers da queda de goodput.

Isso chegou a ser publicado em algum lugar? Ou e' "segredo"?

Pessoalmente eu acho as redes 3G (pelo menos o que ja' vi ate'
agora no BR) decepcionantes... principalmente quando comparamos
a realidade ao "hype". A usabilidade e' muito ruim para praticamente
qualquer coisa que nao seja navegacao web.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)