[GTER] Criacao de um Tunnel Broker no Brasil

Giuliano (UOL) giulianocm at uol.com.br
Wed Jan 14 17:57:16 -02 2009

Breno,

Boa tarde,

Estive conversando com o pessoal do NIC em PVT.

Eles estao estudando a real possibilidade de criar 3 servicos publicos
para o portal IPv6.br:

- Teredo

- 6to4

... estas duas primeiras ja estavam em fase de aprovacao.

- TUNNEL BROKER para criar automaticamente conexoes estaticas e
dinamicas com BGP (utilizando o proprio AS e os blocos v6 do usuario,
com o AS do NIC) ... Tambem fornecendo blocos para a rede interna do
usuario, como faz o servico da Hurricane Eletric:

http://tunnelbroker.net/

Porem, eles me disseram que precisam fazer uma analise mais detalhada
dos custos envolvidos e da parte tecnica envolvidos na criacao desses
servicos.

A excelente noticia e que eles ja estao levando esses projetos para a
"mesa diretora", para avaliacao. Isso, acredito eu, ja e um grande passo.

O proprio portal IPv6.br ja foi um passo enorme no meu ponto de vista.

Por enquanto, temos otimos mecanismos de conexao ... uma pena que nenhum
ainda no Brasil.

Vamos aguardar a decisao do NIC.

Obrigado,

Giuliano