[GTER] RES: Problemas com e-mail

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Thu Feb 26 12:53:46 -03 2009

Luis,

Boa tarde,

Sim. Ja verificamos as entradas DNS. Estao todas OK.

Assim como, o registro do MX, nomes, IPs e reversos.

So uma coisa ainda nao entendi. Vamos la:

- O cliente tem um link embratel de 2 Mbps;

- Ele recebeu um bloco de IPs /26;

- Estamos utilizando esse bloco de IPs, pra enviar e receber e-mails e
navegar na internet (para o NAT)

- O servidor SMTP e compartilhado com outros 20 dominios por uma empresa
de hospedagem

- O servidor SMTP e uma maquina virtual dentro da LOCAWEB

- Os registros de DNS sao feitos pela DH-C em Sao Paulo, pois o cliente
possui infra de servidores de aplicacao dentro da DH-C

O que temos que fazer com relacao ao bloco /26 da EMBRATEL ?  Onde nos
temos que delegar esse bloco ?

Seria perante a EMBRATEL  ou perante a DH-C onde estao as entradas de DNS ?

O cadastro de reverso dentro da embratel somente se daria, se tivessemos
servidores no bloco alocado, nao ?

Alguem poderia me ajudar ?

Obrigado,

Giuliano

Entramos em contato com a EMBRATEL. Veja o e-mail deles:

ORIENTACOES SOBRE DNS REVERSO MASTER/SLAVE

DNS - Reverso Master/Slave

A Facilidade de DNS - Reverso Master/Slave consiste na configuração da
zona reversa referente ao bloco de endereços IP fornecido pela Embratel
ao cliente.

Como solicitar?

Ligar para o callcenter no telefone 0800 701 0121 e solicitar ao
atendente a facilidade de DNS - Reverso Master/Slave.

Ter em mãos os dados necessários à configuração:

- Designação (informação contratual)

- Bloco de endereços IP referente a zona reversa que irá ser configurada
Ex: 200.255.125.0/26

- Registros que o reverso conterá. Na zona reversa estarão contidos os
IP's que são utilizados e possuem identificação no dominio.

Ex:

No dominio embratel.com.br tenho os seguintes registros:

www  ->    200.255.125.1
ftp  ->    200.255.125.2
mail ->    200.255.125.3

No reverso deste bloco eu devo configurar o seguinte

1    ->    www.embratel.com.br
2    ->    ftp.embratel.com.br
3    ->    mail.embratel.com.br

Lembrando que se existirem registros no domínio apontando para endereços
de outros blocos de endereços IP, devemos realizar a configuração de
forma separada. Cada bloco de endereços deve ter a sua zona reversa
configurada separadamente.

Somente os blocos /24 devem ser delegados no Registro.br.

A delegação é a indicação no Registro.br de quais servidores de DNS
responderão com autoridade sobre essa zona reversa. É muito importante
que essa atividade seja realizada assim que os servidores da Embratel
estejam configurados. Mais informações sobre a delegação visite o site
do Registro.br ( http://registro.br/faq/faq5.html#5 )

Informações de Delegação

Master  - NS.EMBRATEL.NET.BR
Slave   - NS2.EMBRATEL.NET.BR