[GTER] Usando Vlans

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sat Feb 21 19:31:18 -03 2009

Fiz "caquinha" com o teclado e enviei a mensagem antes de terminar.

Correção de parágrafo.

>     Nesses equipamentos, há certas condições, como: uma porta para
> fazer parte de mais de uma VLAN, ao mesmo tempo, precisa ser TAGGED,
> ou seja, usa o VLAN ID. A VLAN1 é padrão e não pode ser excluída. A
> monitoração do switch só ocorre por meio de porta(s) da VLAN1 e, nessa
> VLAN, nehuma porta pode ser TAGGED. Por padrão, se uma porta não está
> alocada a uma determinada VLAN, ela é UNTAGGED e faz parte da VLAN1 e
> só deixa de fazer parte da VLAN1 quando se torna UNTAGGED em outra VLAN.

Continuação.

   Assim, nesse caso, até onde conclui, com os equipamentos que tenho
para usar, só posso fazer VLAN por porta e usar VLAN ID, para ter um
roteador com apenas uma interface para todas as VLANs. Vou continuar
lendo e procurando a referência que cita o problema de gerência que
apresentei.

   Agradeço a todos pela atenção. Foi muito útil e instrutivo para
mim. Mesmo sem contribuir significativamente, conviver com quem
conhece mais que eu, me faz progredir.

  Obrigado.

Cássio