[GTER] RES: ip privado em PtP

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Mon Feb 16 10:19:14 -03 2009

> Por exemplo um  linksys(agora cisco), wrtp54g que muitos clientes usam por
> ter 2portas VOIP + 4LAN. Ele só entende o NAT com o endereço da WAN.
>
> Antes de críticas, já vai  a explicação que não é possível alocar para
> clientes que pagam um valor "X" roteadores "de gente grande". O valor
> teria
> que ser 3X.

Renato,

Eu tenho vários desses roteadores linksys, são um problema por natureza...

Eu uso alguns para ramais do asterisk numa rede de um cliente. Para tanto
uso apenas as portas do switch (rede interna) com DHCP ou IP fixo (não é
preciso rotear nada). De tempos em tempos ele se confunde todo e envia para
o asterisk o IP padrão do aparelho (192.168.1.15) como endereço dos ramais e
o pior é que tudo continua funcionando.

Tive muitas reclamações também com travamento da internet quando roteada por
esses equipamentos (os equipamentos estavam longe e não consegui atualizar o
firmware para testar, acabei substituindo).

[]'s
Luiz