[GTER] Duvida SNMP MIBs

Ricardo Barbosa spiderslack at yahoo.com.br
Tue Apr 28 17:06:59 -03 2009

Bom dia pessoal,

Estou instalando o snmpd em um servidor linux e por consequencia comecei a estudar o protocolo SNMP, estava lendo artigos e tutoriais sobre MIBs. Em que as mesmas são as base de informação dos agentes e tal. Me surgiu uma dúvida fiz uma pesquisa e encontrei alguns dados não muito claros. A minha dúvida e em relação a como criar ou instalar uma nova MIB, eu li a respeito que as MIBs seguem uma padronização chamada ASN.1, bom notei que é bem parecido com campos e valores de um banco de dados peguei o arquivo IPV6-MIB.txt que vem junto com o pacote de instalação do net-snmp. A questão é! por exemplo quero coletar quantidade de pacotes que atravessam determinada interface de rede como um arquivo usando ASN.1 pode verificar isso? Existe algum software por trás ou o próprio net-snmp que faz isso? Por exemplo se eu instalar um placa HBA em um servidor e quiser coletar dados estatisticos desta placa precisarei instalar a MIB dela? no caso como
é feito o "mapeamento" entre a MIB(arquivo texto) e os dados brutos da interface(count, errors, traffic, etc). Desde já agradeço.

Atenciosamente.

http://br.maisbuscados.yahoo.com