[GTER] DoS

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Apr 1 10:48:05 -03 2009

André M. wrote:

> Então de duas uma, ou é alguem da sua empresa utilizando um peer externo, ou
> tem alguem utilizando ou tentando utilizar seu SIP ou ate mesmo só tentando
> um DoS em seu SIP.

Andre

O email original, com o titulo "DoS", e mencao de que alguem esta
mandando x requests por segundo contra o 5060 no SIP server do cliente
deles, me levaria a crer que que o Thiago nao tem duvidas quanto a isto.

Quanto a mitigacoes, Thiago, novamente ficam as opcoes:
1- ACL na borda do provedor
2- se os requests vem de fora, e seu cliente pode sobreviver sem isto
(so tem clientes no chegando via peer domestico por exemplo), voce
poderia ver se o upstream tem opcao de injetar (receber de voce) um
blackhole via RTBH, somente para trafego internacional.
3- tentar rastrear nos upstreams, e notificar para a origem do trafego
(desculpe, nao consigo escrever isto sem comecar a rir), na China, para
eles bloquearem.. (se nao for spoofed tambem...)