[GTER] RES: Tecnologias para provimento de internet

Carlos Carneiro carlos.roberto.maciel at gmail.com
Mon Sep 29 10:30:25 -03 2008

Se tiver regras claras de operação e se a empresa que detiver os meios não
fizer parte ou não for controlada por um dos provedores de serviços o risco
de furar o barco é menor.

A desagregação das redes é para isso.

Se a forjada desagregação de meia pataca que as operadoras que se apossaram
dos meios sob olhares da agência (des)reguladora for para frente a tendência
é que se fure o barco para que uma só navegue mesmo.

A desagregação das redes é benéfico para a nação em si pois estimula a
concorrência.
E a não permissão de contaminação, isso é, não permitir que a empresa que
fornece infra-estrutura forneça serviço.
Limitando a participação da empresa e grupo a faixa minoritaria da empresa
de infra-estrutura visando a não contaminação e também permitir que a
empresa opere os meios sem a influencia de uma empresa dominante.

Dessa forma todos tem a ganhar.
Seja em melhores serviços, seja em melhores condições de prestação seja
também na possibilidade de escolha.

Aqui eu tenho opção de escolha, de qual operadora quero usar, agora com a
implantação da portabilidade numerica isso vai me facilitar mais ainda.
Pois posso mudar de operadora sem pestanejar e sem me preocupar em perder o
meu número quando a operadora deixar de me atender com o devido respeito e
dever de fornecer o serviço seguindo os melhores indices de qualidade e
atendimento.

Porém a cerca de 20 dias a minha sogra que mora no interior me disse a
seguinte frase que me deixou pensativo.
"Não vejo a hora da Embratel começar a atuar na minha cidade, a porcaria da
Oi serve só para pagar pois funcionar não funciona.
Meu telefone funciona uma semana, na outra semana da problema, e assim vai
todo mês. Eu já estou cansada, só fico com o telefone porque preciso falar
com minha filha e o bendito do telefone celular não funciona direito lá em
casa."

A cidade possui cerca de 40.000 moradores, ela precisa usar telefone, não
falo nem em internet, quanto a reclamar a Anatel ela me falou que tem um
caderno com um monte de anotações de numeros de reclamações tanto da Oi
quanto da Anatel.

Aí vejamos, quantas pessoas não estão nessa situação?
Quanto nem tem acesso a informação e nem conhecem o que possuem de direito?
Se o mercado tivesse opções de fornecedores de serviços e se o serviço de
infra-estrutura estivesse na mão de um operador especifico a qualidade do
serviço não estaria melhor?

Todos ganhariam.
O operadora da rede pois a sua rede estaria atendendo a um grande número de
clientes das diversas prestadoras de serviços;
As prestadoras de serviços pois estariam brigando de forma justa e em nível
de igualdade pelos clientes;
Os clientes pois teriam opções de escolher a operadora que achasse mais
bonita, que os atendentes a tratassem melhor e que lhe oferecesse o melhor
custo para o portifolio de serviços que deseja contratar;

Enquanto vivermos no país da enganação,  onde fingimos que somos povo, os
politicos fingem que são politicos e os serviços públicos fingem que
funciona estaremos vendo os barcos serem furados para um levar vantagem.

E isso não é extinto é a lei "dos mais espertos".

--
Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro
carlos.roberto.maciel at gmail.com